sexta-feira, 31 de agosto de 2012

Asperger - Parte I


A Síndrome de Asperger durante muitos anos era diagnosticada como Autismo de alta funcionalidade e até hoje há muita confusão e desinformação a respeito do que é esse transtorno. Mas o que é essa síndrome? Como se comporta a pessoa que tem asperger? Tem tratamento? Como e quando identificá-la? 
Trata-se de um dos Transtornos Globais do Desenvolvimento, ou seja, é um transtorno que afeta vários aspectos do desenvolvimento da pessoa. As habilidades sociais, a comunicação, o comportamento, os interesses e atividades são consideravelmente afetados. A pessoa que tem asperger apresenta um grave compromentimento de interação social e uma grande tendência de fixar seu foco em apenas um objeto de interesse. Diferentemente dos autistas, quem possui asperger quer manter relações socias, contudo, é extremamente complicado compreender o funcionamento e as regras sociais.
É como se o asperger mergulhasse a pessoa em um mundo binário. Apenas existe sim e não, preto e branco, claro e escuro. A vida é algo extremamente lógico. Não raramente a pessoa se interessa pelos campos da ciência em que o uso da lógica é essencial. Sendo assim, em seu mundo as relações humanas são peças que não se encaixam em seu quebra-cabeça. 
Associado ao mundo polarizado do asperger limitações de outras ordens ajudam a complicar o envolvimento social da pessoa. Os sujeitos afetados por esse transtorno possuem uma incapacidade de compreensão da liguagem não-verbal. Todas os modos de comunicação que não são expressos verbalmente e da forma mais direta possível (como, por exemplo, entonação de voz, expressão facial, metáforas e ironias) não são compreendidos pelo indivíduo, fazendo com que a comunicação seja prejudicada.
Imagine uma cena, o rapaz está conversando a primeira vez com uma moça, ela é bonita, inteligente e entende tudo de campo magnético (suponhamos que essa seja a área de interesse dele). Ele ficou realmente interessado nela. Ela diz “eu adoro pequi! Não posso nem sentir o cheiro.”. Quando chega o aniversário dela ele a presenteia com uma garrafa de licor de pequi. Ela fica brava. Grita com ele e diz que a brincadeira não teve graça. O rapaz olha atônito para a moça sem entender o que está acontecendo. Ele percebe que ela ficou com raiva porque ela o chama de “idiota” e diz que não quer vê-lo nunca mais. Mas não entende o motivo, ele só quis agradá-la. 
Nessa situação hipotética, ao dizer que adora pequi, a moça estava comunicando justamente o contrário. Ela odeia pequi. Qualquer outro interlocutor teria compreendido, pois através de sua voz, sua careta, a expressão corporal, tudo indicava que ela esta sendo irônica.  Mas ele não entendeu. Ela disse que adora pequi, então ela adora pequi. 
A partir dessa cena hipotética podemos imaginar que esse rapaz provavelmente ficará inibido de fazer uma nova investida amorosa. É importante observar que esse tipo de “desentendimento” ocorre em quase todas as relações que a pessoa que tem asperger se envolver e ao longo de toda a vida do sujeito. Entender o que as pessoas querem dizer quando dizem algo torna-se uma tarefa árdua e exaustante. Sendo assim, a tendência do sujeito é tentar se isolar desse mundo caótico, cheio de cores, tons e nuances que são as relações humanas.

62 comentários:

  1. Meu filho, hoje com 4 anos, tem um pré diagnóstico de Asperger... É meio complicado, pois como ele não gosta de interagir, e quando quer interagir não sabe como fazer, é muito agressivo caso a outra crinça tente interagir com ele. Ele toma medicação, mas não tá adiantando...

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Ana Paula,

      Como e quem realizou esse pré-diagnóstico? Você já o levou ao neurologista para descartar outras possibilidades?
      O fato dele ser novinho pode ajudar muito no acompanhamento, ensiná-lo a lidar com o mundo e muni-lo de um repertório social. Ele está fazendo acompanhamento com algum psicólogo?
      Bom... se quiser conversar mais escreva-me (lorenatorresnoronha@gmail.com) ou podemos marcar uma conversa no meu consultório.

      Excluir
    2. Lorena,
      Concordo ocm sua orientação. Respondi para a Lorena no email abaixo...
      Vc é especialista em asperger?
      Ats,
      Savithri

      Excluir
  2. Meu filho tem diagnóstico de Asperger desde cedo tem os seguintes médicos: psiquiatra (que disse para ele NÃO tomar remédio pois era assistido por inúmeros profissionais), psicomotricidade (já teve alta), psicomotricidade, fonoaudióloga (Ana Flávia), neurologista (Ana Low) eu e minha mãe.
    Tratar diariamente de seu problema é EXATAMENTE o que fala a reportagem, mas nós mães não podemos desistir. Remédio? No caso do meu não foi recomendado (a psiquiatra falou que NÃO era para deixar q NUNCA ele tomasse).
    O processo é árduo e longo, mas hj meu filhão já está com 11 anos, tem problemas na escola de integrar com os colegas e DIARIAMENTE tenho que conversar com ele sobre isso. Estudo e aprendizado: Sinceramente ele teve grande evolução. Estuda atualmente no Leonardo da Vinci e TODOS OS DIAS eu e minha mãe nos dedicamos no seu aprendizado. A evolução é significativa e ele tem notas ótimasssss pois a dedicação é total.
    É o que tenho a te dizer, Ana. NUNCA desista... tenho a certeza de que a dedicação fará o resultado aparecer. Problemas só nos resta enfrentar e rezar (orar) ou seja lá qual for sua religião.
    O IDEAL é o que vc está fazendo, diagnosticando cedo. Vá na Dra. Rosa Junqueira Psiquiatra que ela dá orientação.
    O diagnóstico de meu filho foi quando ele tinha uns 6 anos e, a partir da Neurologista descobrimos que ele tinha uma Epilepsia Infantil benigna que melhorou após o uso do Trileptal... Isso fez com que ele dormisse melhor durante a noite e se irritasse menos durante o dia.
    E assim caminhamos todos aqui em casa conquistando, a cada passo, uma melhora do filho Victor.
    Grande abraço e se quiser qq dica de profissionais mande email para savithri_a@hotmail.com

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Savithri,

      Interessante sua experiência. Concordo com o fato de não ter medicado seu filho. Não acho que seja um caminho interessante. Talvez em alguns casos, muito rasos, seja necessário, contudo não é o caminho inicial a ser tomado.
      Quanto à sua questão, sim, eu acompanho crianças que tem asperger desde a faculdade. E você tem toda razão, é um trabalho contínuo, mas anime-se, o prognóstico é favorável. Seu filho sempre terá dificuldades em se relacionar, mas quem não tem? risos
      Que bom que você e sua mãe estão batalhando pelo desenvolvimento do seu filho. Você disse que o diagnóstico foi realizado com 6 anos, certo? É a idade ideal para poder fechar esse diagnóstico, antes fica difícil, pois os testes não são validados para crianças muito novas, e mais tarde é ruim, pois perde-se um tempo de trabalho com a criança.
      Se quiser conversar, escreva-me.

      Abraços

      Lorena

      Excluir
    2. Obrigada pelo retorno, Lorena.
      Realmente não é fácil. Tenho mais filhos e reuni todos para que focássemos no bem de Victor, não perdendo o foco em cada um, é claro.
      Acredito que os trabalhos com a fono, o apoio da neuro, a psicóloga,a escola (que tem se mostrado sempre solícita)e a dedicação da mãe (no meu caso somos eu e mamãe, pois sou separada) são fundamentais para o êxito do paciente. O dia-a-dia consome bastante esforço nosso e o amor supera tudo isso.
      Muitos me diziam que ele teria aprendizado diferenciado das matérias, mas eu não consigo acreditar nisso e foco em todas com ele. No início ele leu rápido, mas não entendia o que lia. O conjunto de profissionais hj propicia ao Victor uma capacidade de entendimento muito melhorada. Ainda tem dificuldades de interpretação, mas a melhora é gritante. Os resultados na escola são muito bons e numa escola forte, certo?
      Gostaria de trocar idéias com vc sim, sobre novas frentes de estudo e perspectivas só para verificar se estamos indo no rumo certo. Ter outra visão além das que já tenho.
      Viajo na próxima 6a e volto na 2a mas na semana de 16 a 19 de outubro,seria interessante agendarmos. Qto é a consulta? Vc tem vaga para dia 17-10 final da tarde? Seria uma consulta entre nós duas apenas? Seria uma troca de experiências, presumo. O que vc acha? Gostei muito de seu texto ... muito prático, sucinto e objetivo.
      Apenas para ouvir uma outra visão de saber se estamos no rumo certo e o que ainda pode melhorar a vida dele socialmente Sinto que ele é difícil no relacionamento com os colegas e gera discriminação na escola (bullying ao meu ver, muitas vezes).
      Aguardo notícias. Se quiser mande msg para meu email savithriandrade@gmail.com.
      Obrigada.

      Excluir
    3. Savithri, vou enviar um e-mail com a resposta.

      Abraços

      Lorena

      Excluir
  3. Olá Lorena, meu filho esta fazedo investigação para Asperger. Quando a fono levantou essa hipotese, fiquei sem chão. Na primeira consulta, em menos de 15min, ela me disse que pela esperiência que tinha, meu filho era autista. Chorei por dois dia!!!!Lógico que não voltei mais com esta fono,sou enfermeira,e sei como é sério você falar algo tão grve á alguem sem ter certeza.Ainda estou meio sem saber o que fazer. Já fui ao neuro, hj meu filho fez um eletro, na proxima semana voltarei para fazer uma espécie de questionário. Tenho medo que rotulem meu filho.Só quero que ele seja feliz.Peguei seu contato, quero marcar uma consulta contigo.

    ResponderExcluir
  4. Esqueci de dizer a idade dele. Fara 04 anos em dezembro.
    Bia

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Bia,

      É uma pena que ainda existam profissionais que não se sensibilizam ao falarem a SUSPEITA de diagnóstico, seja ele médico, psicólogo, fono, ou qualquer outra área da saúde.
      Primeiro entenda que autismo é uma coisa, síndrome de asperger é outra. São transtornos diferentes, que apesar de alguns pontos em comum, possuem prognósticos diferentes. E mesmo dentro do transtorno há uma graduação. Ou seja, pode ser do mais leve ao mais grave. Você está indo por um bom caminho, é sempre importante fazer uma avaliação com um neurologista. Seu filho é novinho, ou seja, melhor ainda que dá para ajudá-lo o mais rápido possível.
      Há muito mal entendido a respeito do asperger, seu filho pode ter um desenvolvimento normal e sim... ser feliz, claro! É importante entender que ele sempre será diferente, sempre perceberá o mundo de modo singular, mas ser diferente não é necessariamente ruim.
      Se quiser entre em contato comigo por e-mail ou por telefone e podemos marcar um horário sim. Ficarei aguardando

      Excluir
  5. Boa tarde Lorena !
    A neuro-pediatra do meu filho de 7 anos tb suspeita que ele tenha Sindrome de Aspeger.Ele tem algumas dificuldades na fala,dicção de algumas letras nas palavras,foi encaminhado para a fono e tb para uma psicóloga.Vou leva-lo no começo da semana que vem.O que é necessário para o diagnóstico ? Me refiro a número de sessões e exames.A neuro tb disse que seria bom leva-lo a uma psicopedagoga.Na escola ele se enfia debaixo da mesa,se recusa a fazer as atividades,tanto tarefas ,quanto brincadeiras em grupo.Tem poucos amigos,tem baixa tolerância a frustação,recusa-se a falar em grupo,só faz as tarefas com a ajuda individualizada da professora com muita insistência. Ele fez uma tomografia recentemente e está tudo normal.Agradeceria muito qualquer esclarecimento que vc possa me dar.Desde já muito obrigada,
    Luciana

    ResponderExcluir
  6. Oi Luciana,

    O primeiro passo que indico é levar ao neuro, coisa que você já fez. É importante fazer uma avaliação neurológica para ver se não há uma questão fisiológica mesmo, muitas vezes algumas doenças, como, por exemplo, a epilepsia manifesta-se com sintomas semelhantes ao asperger.
    Bom... se a tomografia deu tudo certo, se a neuro descartou a hipótese de alguma causa física o próximo passo é levá-lo para uma avaliação psicológica mesmo. A avaliação geralmente é realizada através alguns testes, de sessões de observação e, como se trata de criança, aplica-se de alguns questionários nos pais e cuidadores. Sendo assim, uma avaliação num adulto gastaria em torno de 5 a 6 sessões e numa criança pode chegar a 10 encontros.
    É importante entender que no caso de asperger, ou qualquer outro Transtorno Global do Desenvolvimento, o processo avaliativo pode parecer um pouco demorado, pois os indivíduos são mais fechados. É difícil conseguir fazer o rapport (vínculo psicólogo-cliente) com a pessoa, e quando no caso de crianças isso pode ser mais complicado ainda. Sendo assim, essa é apenas uma estimativa, pode ser mais rápido ou mais lento o processo dependendo do caso.
    Ele apresenta algum problema de ordem motora, por exemplo, dificuldade na escrita, inversão de letras e números, problemas na marcha? Ou é apenas com relação à fala?
    De qualquer forma você o levará ao psicólogo, certo? Qualquer dúvida entre em contato comigo por e-mail.

    Lorena

    ResponderExcluir
  7. Lorena,em primeiro lugar,muito obrigada por me responder.Ele tem problema na fala e algumas difculdades na escrita,mas,sem inversão de letras e números.Te mandarei um email mais detalhado.Bjs.

    ResponderExcluir
  8. Luciana,

    Aguardarei seu e-mail, assim que chegar eu respondo.

    Abraços


    Lorena

    ResponderExcluir
  9. Olá, Lorena, muito interessante seu blog, sou psicopedagoga e já trabalhei com crianças autistas, indico a essas mães muito amor e carinho com seus filhos, como diz a Lorena, cuidado com diagnósticos e "achismos" leve ao neuro, psicologo e ame seu filho e transmita a ele todo amor do mundo, entre literalmente no mundo dele, o autistas vive num mundo "dele" é preciso muita parceria entre pais e muita paciência, são crianças especiais e lindas! Boa sorte a todos.

    ResponderExcluir
  10. Olá, Lorena meu filho tem 03 anos e meio e não fala quase nada, ouve bem, entende tudo, se relaciona bem, mas está agressivo. Na escola a professora falou que a agressividade diminuiu bastante, mas aqui em casa ele está muito agressivo, e desafia agente, joga as coisas no chão e ri da cara da gente. O neuro em que consultei ele disse, que a princípio não viu nada de anormal, disse que poderia ser um bloqueio. Ele passou por uma psicóloga que também não chegou a nenhuma conclusão. Desde março ele faz tratamento com uma Fonoaudióloga, que também não sabe explicar o porque do atraso na fala, disse que no início ele era introspectivo, mas agora já realiza as atividades que ela solicita, e que ela não pode mas fazer nada, que tenho que procurar outros profissionais (neuro, psicólogo, psiquiatra). Ele gosta de rotina, de tudo muito certo, as vezes enxergo algumas coisas, e depois ao mesmo tempo acho que não tem nada. Ele é muito esperto, tem uma ótima compreensão. Preciso de ajuda minha cabeça está um nó só, penso tanta coisa, e aqui no Valparaíso está difícil, conseguir uma ajuda que realmente, me dê uma luz, do ele tem, e o que devo fazer. obrigada

    ResponderExcluir
  11. Oi Mirna,

    Pelo relato aqui apresentado acho que talvez ele não tenha asperger não. Mas acredito que talvez ele tenha outro tipo de transtorno do desenvolvimento. Você deveria procurar um psicólogo para fazer um acompanhamento. Já adianto que por ser muito novo não tem como fechar um diagnóstico ainda. Infelizmente, as ferramentas que possuímos hoje não são normatizadas para crianças muito pequenas. Geralmente os testes são para crianças acima de sete anos, pois já iniciaram o processo de alfabetização e já possuem uma maior compreensão do que lhe é pedido.
    Se quiser conversar encontro-me disponível. Meu e-mail é lorenatorresnoronha@gmail.com
    Abraços e boa sorte

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Lorena, obrigada por me responder! Demorei para ver, mas continuo na minha luta. O Gustavo meu filho já fez 5 anos e ainda não fala, entende tudo, se relaciona, mas continua sem falar quase nada. O levei a outro neuro, ele pediu vários exames, BERA, P300, MAPEAMENTO CEREBRAL, e a única coisa que deu foi inteligência demais. Ele disse que não tinha como fechar um diagnóstico agora. Passou ritalina para ele, mas eu não estou dando. Queria saber onde vc atende, queria muito marcar uma consulta, pois eu e meu esposo já estamos desesperados, ninguém chega a uma conclusão, sobre Gustavo. Ás vezes ele fala uma palavra, e depois nunca mais fala. Na escola ele as vezes tá bem, as vezes tá agressivo.
      Grata
      Mirna

      Excluir
    2. Meu filho tem um quadro bem parecido...recentemente obtivemos um laudo de DPAC, altas habilidades e TDaH

      Excluir
  12. GOSTARIA DE SABER O VALOR DE SUAS CONSULTAS, POR QUE SOU TIA DE UMA
    CRIANÇA QUE JA FAS TRATAMENTO. ABRAÇOS.

    ResponderExcluir
  13. AH O MEU IMAIL E, CLEO-DEUS@HOTMAIL.COM.

    ResponderExcluir
  14. Prezada Dra. Lorena, meu filho de 09 anos, apresenta uma dificuldade, que eu chamaria pequena de relacionamento com outras crianças, gosta muito de Brincar sozinho, na escola ele se relaciona com outras crianças mais em menor grau que seus colegas. Ele sabe ler e escrever e tem desenvolvimento escolar bastante normal. Pergunto se há algum nível brando da Síndrome de Asperger? lendo um artigo em uma revista descobri que na minha infância eu tinha dislexia, acredito que não são relacionadas ou mesmo nem próximas. Muito obrigado.
    Atenciosamente, Hiran Pantaleão.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Hiran,

      Quanto à sua questão a resposta é sim. Existem graus diferentes de comprometimeto na Síndrome de Asperger , podendo ser leve, moderado ou grave.
      Seria interessante observar se seu filho tem uma real dificuldade em lidar socialmente ou se não seria uma timidez exacerbada.

      Cordialmente
      Lorena Torres Noronha

      Excluir
  15. Olá! Tenho 3 filhos e o do meio de 9 anos sempre foi uma crianca diferente e com muita dificuldade em se relacionar. Estamos sofrendo muito pois hoje ele é uma crianca agressiva, nervosa e de dificil convivencia. Nao aceita bem as regras nem a autoridade. Desde os 5 anos que frequenta psicologos, neuro, psiquiatras e etc. Mas nunca nenhum tratamento o ajudou de fato. Nunca fecharam diagnóstico. Sempre percebi nele uma crianca diferente. Apática desde muito cedo. Alheio aos acontecimentos. Inocente. Com caractrísticas bem marcantes e distintas.

    Sabe aquela crianca que fica de boca aberta olhando para o nada? Ele era assim. Melhorou muito... Até pouco tempo só dormia se eu ou alguém cocassemos as costas dele. Ele tem muita dificuldade em brincar pois que fazer suas próprias regras e nao aceita perder. Nunca se interessou por esportes. Tentou várias vezes por insistencia nossa, mas quando percebia suas limitacoes e gozacoes dos amigos ele fugia. Na escola a professora de psicimotricidade reclamou uma vez que ele era preguicoso e nas aulas atrapalhava. Tem muita dificuldade em andar de bicicleta sem rodinha, amarrar os sapatos, escovar os dentes, se vestir, limpar o bumbum e etc. Poucas roupas o deixam confortável por isso ele se irrita muito quando o obrigo a vestir outras roupas que nao sejam as únicas 3 pecas que ele consegue usar (parte de baixo), prefere passar o dia de cueca boxer. Nunca gostou de ir ao colégio e sempre teve dificuldade em interacao social. Ele olha nos olhos mas quando vai explicar coisas de seu interesse nem sempre. Mas quando está nervoso olha assustado quando o forcamos a fazer isso e até chora. Quando comeca a falar dos suas fixacoes, leva horas mesmo que eu nao preste atencao. Ele fala fala fala se movimentando e nem percebe que nao estou interessada. APRENDEU A LER SOZINHO AOS 4 ANOS. Adorava tudo sobre planetas. Nesta época dos 4 anos ele sabia o nome de todos os paizes e suas capitais. Tem exata nocao da organizacao dos continentes, paizes, estados e etc. Sempre teve fixacoes por determinados assuntos.Atualmente só fala de ferramentas. Quando bebê falava muito baixo e de um jeito dele, fanhoso meio rouco. Mas hoje fala num tom muito alto e irritante.Sempre teve resistencia a dor. Ficávamos assustados com isso. Nem com a vacina da febre amarela ele chorou. Teve um episodio em que ele cortou o queixo e foi preciso costurar e ele ficou quietinho e deixou que fizessem isso imovel e sem reclamar com apenas 3 anos. Tem uma memoria facinante, capaz de lembrar da roupa que estava usando com 1 ano de idade em alguma ocasiao especifica. Teve coceiras pelo corpo muitas vezes sem nada aparecer na pele parecia emocional.
    Entao este ano resolvi comecar do zero. Conheci uma psiquiatra do departamento médico da Câmara dos Deputados, Dra Lia Lopes e ela pediu exames que ele nunca fez. Indicou o neurologista Dr Christyan Muller que por sinal gostei muito. Ele pediu ressonancia, EEG e Cariótipo com banda G. Conseguiu vaga para abril a ressonancia e os outros semana que vem. Tanto a psiquiatra quanto o neuro desconfiam muito que ele tenha a sindrome de aperger. Eu nao tinha nenhuma informacao sobre autismo e desconhecia a sindrome. Há duas semanas tenho pesquisado sobre o assunto, revejo os vídeos dele quando bebe até os dias atuais observando coisas que antes nao percebia ou nao queria ver.
    O comportamento do meu filho se encaixa em praticamente todas as caracteristicas do aperger. O que está me deixando confusa é que ele tem outras peculiaridades que me parecem nao ser comum nos portadores da sindrome. Hoje há mais de 1 ano e meio ele tem sido acompanhado por uma psicologa muito conhecida que trabalha a crianca no grupo. Nao vi muitos avancos. Gostaria de saber se você acha que pode nos ajudar.
    Obrigada.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Anônimo,

      Pelo o que você me conta, parece-me sim um caso de síndrome de Asperger mesmo. Ele tem várias características da síndrome. Gostaria de poder conversar melhor contigo, então quero lhe pedir para escrever um e-mail para mim (lorenatorresnoronha@gmail.com).
      Aguardo seu contato.

      Excluir
  16. quando descobri que meu filho tem asperger ele tinha 14 anos,a primeira psiquiatra que deu o laudo disse que eu iria carrega-lo pelo resto da minha vida. Chorei,lutei fui muito humilhada apesar das estatisticas serem desfavoraveis hoje ele esta na faculdade cursando engenharia eletrica. Toda vez que aparece algo diferente tentamos contornar da melhor forma possivel,não podemos deixar cada fase fique temos que ultrapassar o obstaculo. Ele hoje tem 19 anos. Tenho outro filho de 16 anos,que tem TDAH.
    Marilene
    adriguto@globo.com

    ResponderExcluir
  17. Marilene,

    Adorei sua contribuição. É exatamente isso que tenho falado aos pais que me procuram. Não será fácil, mas não é impossível. Sim, quem tem síndrome de asperger nunca será uma pessoa "normal", mediano, mas ele pode ter uma vida normal. Terão momentos mais trabalhosos, outros mais tranquilos, mas os pais não podem perder as esperanças. O que posso dizer a você? Parabéns. Você ainda vai se orgulhar muito do seu filho.

    ResponderExcluir
  18. Oi,meu nome é Adriana,sou mãe do Alan Felipe de dois anos e 3 meses e da Amanda Luíza de 10 anos.Então,o meu segundo filho,o Alan,está com algumas características de autismo e queria compartilhar com você,para saber se você pode me ajudar.1:Meu filho ainda não fala nada,apenas faz sons com duas letras,tipo,Didi,Tete,Mama,Dada,e adora gritar. 2:Não interage com os primos da mesma idade,simplesmente quando os visitamos,Alan procura algo para mexer,como acender e apagar luzes,arrastar cadeiras ou qualquer móvel leve que ele possa fazer isso,ou algo que tenha água,aqui em casa mesmo se deixarmos as portas do banheiro aberta,mete a mão na privada,e já dei bronca,já chaguei a dar uns tapas,mas se deixar aberto ele volta a fazer novamente. 3:Parece não ter noção das coisas,como que se fizer isso ou aquilo irá machuca-lo,ele faz assim mesmo,machuca, dói e ele chora,mas volta a fazer mesmo assim. 4:Quando assiste ou olha fixamente o rosto de alguém,costuma balançar a cabeça de um lado para o outro,fazendo assim as pessoas me perguntarem o que ele tem. 5:Se vou para a rua com ele,ou qualquer outro lugar,ele só quer correr,sai correndo sem direção,fica eufórico com isso,mas não anda de jeito nenhum ,só corre. 6:Não dá Tchau,demorou a gostar de bater palmas.O que me intriga com todas essas características é que ele interage com a irmã,ou crianças maiores,mas da idade dele não,ele ignora.Aqui ele brinca de esconde esconde com a irma,fica alegre quando ela chega da escola e vai abraça-la,entende o que falamos m'as 'nem sempre 'obedece,é muito carinhoso e ama ficar comigo,rir pra mim,me olha nos olhos quando rimos e brincamos,ou quando falo com ele.Por favor,pode me dizer algo?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Adriana,

      Você já o levou a um neurologista? A princípio acho que seria interessante fazer uma avaliação neurológica. A partir do seu relato, consigo pensar em vários transtornos, sendo assim acho que seria importante tentar fazer uma avaliação o quanto antes para, se for o caso, iniciar o tratamento o mais rápido possível.

      Excluir
    2. Boa tarde Dr Lorena,entao,levei o meu filho em um neuropediatra e ele nos deu tres hipoteses(Transtorno global do desenvolvimento,espectro autista ou sindrome genetica).Meu filho fez exame de sangue para as sindromes geneticas e esta com uma ressonancia marcada para fevereiro.O neuropediatra nos indicou a terapia ocupacional,ao qual ele ainda nao iniciou pelo fato de eu ainda estar fechando um plano de saude para dar inicio.O geneticista foi bem direto comigo,acreditando se tratar de autismo mesmo,mas so teremos certeza apos os exames e o retorno ao neuro.Volto depois te passando os resultados.Obrigado pela atençao.

      Excluir
  19. bom dia!olha preciso de ajuda pois percebo que meu filho é diferente e possui não todos mais alguns desses sintomas(autísmo e asperger).hoje ele tem 19 anos e tem dificuldades para se comunicar como se fosse uma vergonha ou timides.Ele até consegue mais percebo que se esforça muito. Quando ele era bebe(4meses) começou a mexer a cabecinha de um lado para o outro deitadinho na cama. achei estranho porem parecia apenas mania,aos 8 anos ele parou com isso.Ele é muito inteligente.nunca teve dificuldades em nenhuma matéria e nunca teve comportamento agressivo é um rapaz pacato e muito detalhista faz as coisa com muita diciplina e detalhismos faz uns movimentos com as mãos quando não olhamos.(tiques).qual especialista procuro? muito obrigada!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Anônimo,

      Seu filho já fez alguma avaliação psicológica? Seu modo de ser tem afetado-o de que forma? Acha que ele não está conseguindo se adaptar socialmente? Se quiser conversar entre em contato comigo (lorenatorresnoronha@gmail.com).

      Excluir
  20. Oi Dra. Lorena, tenho um filho que tem 6 anos, desde nenem percebo que ele é diferente, não presta atenção nas pessoas quando falavam com ele, parece não escutar quando chamava ele (mas fiz exame fonoaudiologo e deu normal), sempre correndo, desatento, demorou para falar (3 anos), não sabe brincar, mal se interessa por brinquedos, gosta de ficar no computador vendo videos de jogos, nem jogando é, raramente joga... com outras crinças geralmente é discriminado, pois nao entende as brincadeiras, acaba atrapalhando os coleguinhas qdo brincam, mal olha nos olhos, fala coisa com coisa, as vezes nem estamos prestando atençao e ele continua falando, na escola tenho muita reclamação que ele do nada sai andando na sala, da gritos, nao quer fazaer atividades, nao participa das aulas nem brincadeiras, voa o tempo todo nas explicações... ja fiz varios exames, na tomografia e ressonancia nao deram nada, deu alteração no DPAC, Ele ja fez acompanhamento com psico, fono e psicopedagogo, porem nao consigo ver resultado, me intristece muito saber que as crianças discriminam meu filho... vc acha que pode ser essa sindrome de aspeger??? acha que ritalina poderia ser boa para ele, pois ja foi indicada para ele mas dei um mes e senti ele muito triste e resolvi parar, fico sem saber se fiz certo... se puder me dar umas dicas... fla.bsb@gmail.com

    ResponderExcluir
  21. Olá Lorena. Sou Eliana. tenho 36 anos e só agora que percebo que eu talvez tenha asperger. Tenho dificuldade de me relacionar e de me comunicar e nao sei bem interpretar os sinais das pessoas. Sempre tenho a sensação q elas nao sao claras e falam em codigos. Sempre gosto de confirmar até que eu tenha certeza o que elas querem. Como fico sabendo se tenho ou nao asperger?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Eliana,

      Eu te sugiro fazer uma avaliação neuropsicológica. Ou seja, o primeiro passo é se submeter a uma avaliação com um neurologista para descartar algum problema fisiológico, se não houver nada então é indicado uma avaliação com um psicólogo. Claro que as duas avaliações podem ser realizadas conjuntamente.
      Qualquer dúvida escreva-me.

      Excluir
  22. Oi Lorena! Sou Marcilene tenho uma filha de 21 anos que foi diaginosticada com asperger.Ela tá tendo dificuldades na faculdade.O que devemos fazer para ajuda-lá?Agradeço

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá Marcilene,

      Que tipo de dificuldade? Escreva-me um e-mail para a gente conversar. lorenatorresnoronha@gmail.com

      Excluir
  23. Meu nome é Alessandra vou te escrever um email flor, se puder responder vou ficar mto agradecida *-*

    ResponderExcluir
  24. cidade valparaiso de goias 28/junho/2013/ HoRARIO 23:21 meu nome e antoni estou precizano de ajuda pois tenho sus peita que minha filha seja portadara do uatisno por motivo do seu com portamento ela tem umcomportamento difereti das otras crianças que-sao normau oconportamento dela eparesido com das crianças que-sao portadora do autismo estou precizano di um especialista para obiter odiaguinortico para mim saber reau menti si ela e portadora do au tismo porfavo nao ci-aufenda eu nao tenho dinheiro maistenho umplano di- saudi ja nao sei aque recore precizo di ajuda quepuder mi ajuda miliga para um emcontro (61)8510-6451 (61)91522444 (61)84819384

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Bom dia Rafael,

      Mande-me um e-mail para a gente conversar melhor.

      lorenatorresnoronha@gmail.com

      Excluir
  25. Olá. sou educadora e vou ficar responsável pela educação de uma criança com asperge e gostaria de saber mais sobre a síndrome. alguém pode me ajudar?

    ResponderExcluir
  26. Oi meu nome é Patrícia não preciso de diagnóstico sei que tenho asperge, no meu entendimento posso dizer que cada asperge é um mundo diferente, você tem que descobrir qual é a melhor forma de aprendizado para a criança, use várias atividades com cartazes, músicas, desenhos, dinâmicas e jogos, evite ventiladores ligados na sala de aula, evite que a criança sente próximo de portas e janelas, na hora que estiver explicando procure a melhor forma de prender a atenção do seu aluno e o mais importante ajude ele a interagir com as outras crianças da melhor forma que ele conseguir, tenha paciência ame ele sem limites se ele se apavorar em algum momento procure encontrar o que lhe acalma. Espero ter ajudado um pouco tchau.

    ResponderExcluir
  27. Oi Lorena! Meu nome é Adriana e sou psicóloga, atendo crianças, adultos e famílias. Preciso de indicação de neuropediatra e psiquiatra. Você pode me passar? Obrigada.

    ResponderExcluir
  28. Oi, tenho 30 anos, e estou começando a fazer as consultas para ver se tenho ou não asperge, meu marido não aceita muito bem isso. Morei por 7 anos sozinha, e estou casada a 9 meses, tudo tem sido muito complicado para mim. Entender o que é dito como brincadeira ou não, ou o que é dito sério e depois a pessoa fala que é brincadeira para evitar briga.
    Tudo parece ser um problema, estando casada eu não posso mais ficar trancada em casa, tenho que sair, escolher a roupa parece um desafio que nunca vou conseguir superar, parecer grosseira sem entender porque, não tenho a menor vontade de ficar rindo sem ter vontade de sorrir. Nunca sorri muito, mas para tirar foto sempre disse giz para poder parecer sorrindo nas fotos.

    ResponderExcluir
  29. Leio muito sobre Síndromes e achei esse filme que fala sobre Asperge, se quiserem deem uma olhada; http://megafilmeshd.net/no-espaco-nao-existem-sentimentos/ . É bastante interessante. Abraço.

    ResponderExcluir
  30. Desculpem-me em usar este espaço de tão importância, mas gostaria de comprar USADO o livro Convivendo Com Autismo e Síndrome de Asperger - de: Chris Williams. pois quero me inteirar sobre o assunto. Moro em Brasília e meu e-mail é francisco92000692@gmail.com

    ResponderExcluir
  31. Olha Dra. Lorena,
    Estou em fase de investigação da síndrome de Asperger no meu filho de 06 anos.
    Já levamos ele ao neurologista e foram feitos vários exames: eletros (três tipos diferentes), Bera e P300. Não foi detectado nenhum problema nos exames neurologicos.
    O médico encaminhou meu filho à um psicólogo.
    Gostaria de saber o endereço do seu consultório, o valor das consultas e se trabalha com convênio.
    Me ajude, por favor.
    Aguardo sua resposta.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. O endereço é esse que está no blog, se quiser me escreva e conversamos melhor a respeito.

      lorenatorresnoronha@gmail.com

      Excluir
  32. tenho um pouco de dificuldades de conversar, minha fala épara dentro e eu penso paradentro,nâo para fora,posso ter estas doenças?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. A síndrome de Asperger não é apenas uma dificuldade de se expressar, mas uma dificuldade de compreensão da fala e das regras sociais. Seria necessário investigar mais para que eu pudesse compreender o que você chama de "pensar para dentro".

      Excluir
  33. Meu filho foi diagnosticado asperger com 9 anos. Tenho dificuldade em convencê-lo a fazer as atividades como escovar os dentes, tomar banho, fazer tarefas entre outros, ele acaba fazendo mas até conseguir é uma luta, Falei até que queria encontrar um livro cujo título fosse "como fazer o meu filho fazer"... Me ajudem...

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. O meu filho,esta com 17 anos e passo por isso ate hoje, ja fiz tratamentos com fono,psicólogos,psicopedagogas, tem muita dificuldade e se relacionar com outras pessoas, nos mães, termos que ser perseverantes, eu nunca quis,fazer uso de medicação, alguns médicos, chegaram a passar tarja preta, comprei,quando li a bula,joguei fora,nunca dei medicação para tratamento neurológicos, meu filho e minha vida,Deus me ensinou viver com ele.Meu email. helena_timoteo@hotmail.com

      Excluir
  34. Olá Dr. Lorena,
    Minha filha tem 4 anos e tem uma fala de criança de 1 ano. Desde os 2 anos de idade passei a correr atrás do problema. Coloquei ela no colégio com 2 anos, fiz 2 eletros e tomografia, ela frequenta a psicóloga e mesmo assim não consigo fechar um diagnóstico. Os exames deram normal e a psicóloga diz que ela tem um atraso mental de 2 anos. Não acredito, pois tudo que é apresentado e ensinado pela primeira vez ela aprende com facilidade e se lembra de tudo que lhe é dito. Não gosta de participar das festas comemorativas no colégio e dá birra sem sentido nas festas de aniversário. Ensaia com a professora mas na hora da apresentação em público não participa. Não consigo achar uma boa fono pelo plano de saúde. Gostaria de saber se em Brasília existe algum grupo especializado em asperger para me ajudar, pois suspeito que a minha pequena tem o perfil dessa síndrome. Preciso de profissionais que possam me ajudar para eu poder ajudar minha princesa. Estou perdida.
    Obrigado

    ResponderExcluir
  35. Olá, meu nome é Andréia. Tenho um filho de 3 anos, muito nervoso e agressivo, tudo joga no chão não se importando onde é em quem irá pegar. A única pessoa que consegue para-lo é o pai, já eu, tentei de tudo mas nada da certo, já fui severa, já fui calma, enfim, não sei mais o que fazer, como lidar com isso. Em outros momentos é a crianca mais doce e calma...

    ResponderExcluir
  36. Boa tarde, tenho um filho que completou 16 anos, acompanhado por neurologista, com diagnóstico de TDAH, prescrição de ritalina, toma há bastante tempo. Na última consulta, o médico solicitou avaliação para dislexia e síndrome de asperger. Ele cursa o 1. do Ensino Médio, teve um ano bastante tumultuado, com muitas dificuldades. Ainda não consegui profissional que atenda o meu convênio, moro em Águas Claras. Tive indicação de profissional do COOP, Taguatinga, não tem vaga para a avaliação, ficou em lista de espera. O ideal seria fazer os exames no período de férias escolares, em que a medicação fica suspensa. A nossa familia tem lido bastante sobre a Síndrome de Asperger e algumas características são muito coincidentes. Se puder indicar fono e psicóloga, agradeço imensamente.
    Att
    mrfconsultor@gmail.com

    ResponderExcluir
  37. Boa Tarde. Meu filho de 4 anos está com hipótese diagnóstica de TEA. Anteriormente fizemos exames de potencial auditivo evocado e exame equivalente do pavilhão aud. que descartaram a possibilidade de deficiência aud. Pergunto -não obstante a citada hipótese diagnóstica que creio irá se confirmar - se não haveria nesse momento a necessidade de exames genéticos que apontassem outras síndromes que possam se confundir com TEA. Se puder comentar e for de utilidade a outros agradeço de antemão a possibilidade.

    ResponderExcluir
  38. Desculpe, esqueci de complementar... Apesar da dificuldade típica de socialização, linguagem meu filho tem grande interesse na língua inglesa e matemática desde muito cedo. Já me disseram que ele não possui defícit cognitivo. Eventualmente mais tarde ele poderia até ser considerado portador da síndrome de Asperger? Grato.

    ResponderExcluir
  39. Olá, Lorena
    Minha filha tem 3 anos e 11 meses, e desde os 9 meses faz acompanhamento no hospital Sarah e recebeu alta sem diagnóstico após fazer vários exames, ressonância, exames genéticos, encefalograma, tudo. Ela é muito inibida, gosta de brincar, mas apresenta medo de arriscar, tem atraso motor, é bastante tímida, tem dificuldade em socializar, percebi que ela tenta, quer estar junto, mas senti insegurança e vergonha.

    ResponderExcluir
  40. Oi Lorena,
    Ki bacana este espaço para trocas e aprendizados!
    Meu filho foi dgnosticado com a possibilidade de ser portador da síndrome de Asperger, ainda, muito cedo...
    Apresentou desde que nasceu padrões diferenciados nos hábitos de sono. Uma criança Com hiperatividade e que dormia no máximo 4 a 5 horas continuas por dia, isso após fazer Shantala.
    O neuro recomendo atividade estimulação para cansa-lo para após afadiga ele dormir. Fazia natação desde 7meses de idade e brincava sempre acompanhado para não ficar em um só movimento... Apaixonado por música e muito esperto fica horas ouvindo, repetindo movimentos... foi acompanhado pela Dra. Ana Low desde 2anos, psicopedagoga e psicólogas. Estudava no Saci-pereré e depois no Cresça, o comportamento Na escola era cheio de desafio, alegre carismático, mas tinha crise de agressividade com colegas, e muita impaciência e indisciplina com as regras de jogos e convivência. Tinha lateralidade cruzada Fazia fisioterapias e fonodiologa e exércitos ópticos com optista (Dra. Constância). E exercícios lúdicos com Lego, quebra-cabeça, massinhas e e teatro. Para conter os impulsos e crises com espasmos nervosos, e vez de medicamentos, optamos por contê-lo com o *abraço de urso* com muito amor e energia por uma hora.
    Aprendia com facilidade (com 4anos já Lia e fazia operações matemáticas usando os Cubos dourados), porém não conseguia escrever, nem equilíbrio motor. Sempre era consciente dos seus desafios e contribuía no tratamento de sua causa.
    Com Criança especial recebiar atenção especial, aos 5anos o diagnotdiag foi defenitivo: HIPERATIVO, TDHI, COM TRACOS DE ASPERGER. Passou a ser acompanhado pela Psicóloga Rita Cristina Corrêa, que fez um diferencial na condução do seu desenvolvimento, pois orientava e capacitava as professoras e cuidadoras dele. Mas mesmo assim sofria com o Bullying e exclusão social dos colegas, relacionava melhor com adultos e com outras crianças especiais.
    Aos 7 anos as crises aumentaram e a Neurologista começo a medicação com ritalina até aos 13 anos. Aos poucos todos os desafios foram sendo vencidos. Desenvolveu avhabilidade motora com desenhos e pintura. Aos 17 ele passou em arquitetura na UnB. Cursa em regime especial. Hoje ele tem 23 anos e uma pessoa maravilhosa e especial de coração, com os desafios da fase de adolescente. Alguns traços de Asperger continuam e continua receber a atenção e amor para ajudá-lo nas distonancias e enquadramentos sociais.
    Me coloco para trocas e aprendizados.

    ResponderExcluir
  41. Este comentário foi removido pelo autor.

    ResponderExcluir