quarta-feira, 29 de agosto de 2012

Nada a se fazer


Um dos sentimentos mais devastadores que alguém pode sentir é a impotência. Estar de mãos atadas diante de uma situação que foge ao seu controle é altamente desconfortável e devastador. Mas, na vida há momentos que não há alternativas, só resta-nos esperar.  
Um pai que vê o filho com fome pode ir para rua tentar conseguir um emprego, pode arrumar dinheiro emprestado, pedir esmolas ou até mesmo cair na marginalidade. Ele é capaz de tudo para alimentar sua criança. Mas, e quando a necessidade é de outra ordem? O que pode fazer um pai diante da dor do filho?
Lembro-me de uma cena em que uma senhora chora pedindo a um médico que lhe retire uma de suas córneas e dê à filha, pois essa senhora não suportava mais vêr sua menina ficar cega diante de seus olhos sem que pudesse fazer nada. Um pedido descabido? Sim... claro! Médico algum aceitaria fazer tal procedimento. Contudo, para aquela senhora era a única alternativa, a única coisa que estava ao seu alcance para aplacar o sofrimento de sua filha.
Há pessoas que vivem atormentadas pela impotência, “meu maior medo é meu filho adoecer e eu não ter dinheiro para pagar seu tratamento”.  E em função de uma situação hipotética a pessoa sacrifica uma vida, deixa de viver momentos importantes com a família e os amigos para garantir recursos.
Mas engana-se quem pensa que a impotência atinge somente os pobres. Claro que quanto menos recursos financeiros, maior a probabilidade de estar impotente diante de uma situação. Todavia, é igualmente desolador, e às vezes até mais doloroso, constatar que existem recursos materiais e não há nada a ser feito.  
Compreender que na vida muitas coisas não estão sob controle talvez seja um dos caminhos para conseguir lidar com esse sentimento. Nos momentos de impotência lançar mão da fé e da esperança é um dos poucos meios capazes de tirar a pessoa do estado de abandono e letargia que a impotência pode gerar. Para Georges Bermanos “A esperança é a maior e a mais difícil vitória que um homem pode ter sobre a alma.” E, talvez, o único remédio eficaz contra o desespero causado pela impotência.

Um comentário:

  1. Por vezes nos sentimos impotentes... isso é até normal, temos que saber lidar, pois não podemos ter controle de tudo!

    Gostei dos teus escritos!

    wwwautenticidade.blogspot.com

    ResponderExcluir